...Vida - esperança - espiritualidade - política - missão - amor - crise - educação - liderança - paz - história - oração - medo - crescimento - piedade - ministério - plenitude - teologia - palavra - compaixão - começo - missão integral - criação - escritura - Jesus Cristo - zelo - profundidade - verdade - ensino - religião - mensagem - conhecimento - povo - coração - Deus - reflexão - Espírito Santo - igreja - centralidade - liberdade - cristocentrismo - maturidade - sentimentos -devoção - prática - poder - cristianismo - ação - transformação - redenção - cruz - beleza - alegria - - salvação - graça - proclamação - contentamento - sabedoria - Evangelho - luz - caminho - alvo - sociedade - transformação - cruz - eternidade - messias - esperança...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BBB POR LUIZ FERNANDO VERíSSIMO (por email, porém recentemente vi uma entrevista do Verríssimo dizendo que este texto não é dele mas que poderia ser pois ele concorda)

Por Fabio Chalela

BIG BROTHER BRASIL
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.  Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo. O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!! Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!) Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

  (esta parte cabe uma analise pessoal já que a construção de nossos valores também precisa ser revista- Fabio).

Um abismo chama outro abismo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

A UNÇÃO DE BENNY HINN


          Por Fábio de Mattos

          Para você, leitor do abertoaodialogo, o que é unção?
          Para Benny Hinn é isso (veja o vídeo):


          Dando uma olhada na Bíblia e na história do cristianismo, me parece que unção tem muito mais haver com o serviço cristão e com o testemunho prático da fé em Cristo, do que com eventos mirabolantes e "sobrenaturais".

          Aliás, se Deus criou tudo o que é natural (a criação em si, as leis da física, etc),  por que queremos sempre que Ele aja sobrenaturalmente? Se Deus criou a conciência humana, por que Ele se preocuparia em nos deixar inconscientes ou em êxtase?

          Penso que um cristão com um equilibrado senso crítico, é mais relevante que um cheio da "unção" de Benny Hinn!

          Abraços e fiquem com Jesus.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A VIDA COMO ELA É...

por Fabio Chalela

Olá transeuntes deste blog.

Hoje é dia 18 de janeiro do ano corrente e estivemos a noite em uma célula que nossa igreja tem em uma comunidade carente. Saimos de lá com fome e decidimos tomar um lanche em um local perto de casa. Quando descemos do carro vi três crianças, não tinham mais que 14 anos passaram por nós e passaram pela lanchonete e olharam pra dentro.

A cena me chamou a atenção e vi a sombra deles voltando. Nisto pedi a carteira da Tati e peguei a minha do bolso e coloquei na cueca  e eles entraram com armas em mãos e pedindo dinheiro, carteiras e celulares de todos.Foram para o caixa pegaram o que puderam e atiraram na direção dos chapeiros porém o tiro pegou no exaustor.
Correram na avenida e sumiram no véu negro da noite.

Tive uma reação de segui-los mas fui impedido por uma voz que chorava e chamava pelo meu nome, voltei, era minha Tati.A consolei, dei água e disse pra ela que podia fazer o que quisesse já que não acho que nessas horas devemos dizer o que as pessoas devam fazer.
Voltamos para casa, comemos o lanche e dei um calmante pra Tati que, já mais calma foi durmir.

Algumas considerações sobre a cena vivida:

1- vou repensar sobre gostar de filmes com armas e violência;
2- programas de TV pra mostrar traição, familias destruidas, drogas e armas deveriam ficar 5 anos sem existir pra vermos se mudaria os índices de violência em todas as estâncias ( mais claro: novela)

A vida como ela é quer me ensinar algo hoje, vou pensar muito.

Até breve, enquanto o breve for nosso futuro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SEM MUITAS PALAVRAS - 01

Por Guilherme La Serra


SILAS MALAFAIA

E O SEU GULS TREAM G4 NO VALOR DE 80 MILHÕES. COMPROU DIAS DEPOIS DE TER PEDIDO R$ 900.00 REAIS AOS SEUS TELESPECTADORES PROMETENDO UMA BENÇÃO FINANCEIRA BASEADA NUMA MISTURA DE BíBLIA COM NUMEROLOLOGIA.
NUMEROLOGIA? ISSO É BÍBLICO?


EDIR MACEDO

E O SEU GLOBAL EXPRESS AVALIADO EM
85 MILHOES. QUEM COMPROU PRA ELE?
TEM TANTA GENTE PASSANDO FOME NAS RUAS! COM 85 MILHÕES DARIA PRA  MATAR A FOME DE QUANTAS PESSOAS?








RENÊ TERRA NOVA

ESSE É O FALCON DO PASTOR. POR ESSAS E OUTRAS QUE A CADA DIA OS CRISTÃOS DE RAIZ EVANGÉLICA TEM TIDO CADA VEZ MENOS CREDIBILIDADE PERANTE A SOCIEDADE. SERÁ QUE JESUS PREGARIA UM SERMÃO QUE TE FARIA TER MEDO DO CAFANHOTO PARA COMPRAR UM AVIÃO PARTICULAR?






"...ENTÃO, UM MESTRE DA LEI APROXIMOU-SE E DISSE: "MESTRE, EU TE SEGUIREI POR ONDE QUER QUE FORES" JESUS RESPONDEU: "AS RAPOSAS TÊM SUAS TOCAS E AS AVES DO CÉU TÊM SEUS NINHOS, MAS O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE REPOUSAR A CABEÇA". (Mateus 8. 19-20).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

RAZÃO, CHARUTOS E WHISKY... SIM, O AUTOR DE "AS CRÔNICAS DE NÁRNIA" ERA CRISTÃO!

Por Fábio de Mattos

Está nos cinemas já há algumas semanas, o terceiro filme da série “As Crônicas de Nárnia”, produzido pela FOX. O filme é baseado no quarto livro da série com mesmo nome de Clive Staples Lewis. O escritor irlandês C.S. Lewis, como se tornou mundialmente conhecido, foi professor de literatura medieval nas universidades de Cambridge e Oxford. O que talvez poucos brasileiros saibam, é que Lewis era cristão, e um entusiasmado pela pessoa de Cristo.
           Teólogo por vocação, C.S. Lewis foi uma das vozes mais ouvidas na Europa durante a segunda Guerra Mundial. Nessa época, Lewis pregava freqüentemente na Rádio BBC de Londres. Milhões de pessoas em toda a Europa ouviam suas mensagens. Lewis ficou conhecido como o “Apóstolo dos Céticos”, pois argumentava convencidamente sobre Cristo e os atributos da fé cristã. Outros o chamaram de “o porta-voz não oficial do cristianismo”, pois Lewis apesar de ter sido um filósofo e teólogo cristão nato, nunca havia sido ordenado formalmente, nem por sua denominação - Anglicana -, nem por igreja alguma.
             Lewis foi amigo do escritor John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J.R.R. Tolkien, o famoso escritor da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Na verdade foi Tolkien quem mais influenciou na conversão de Lewis. Tolkien era católico e foi um dos responsáveis em mostrar para Lewis que Cristo e razão não andam necessariamente em direções contrárias. C.S. Lewis escreveu a série as “Crônicas de Nárnia” depois de sua conversão e até hoje essa série de sete livros já foi traduzida para cerca de 40 idiomas. Uma curiosidade é que a série não foi escrita em ordem cronológica, o que demonstra o quão brilhante era o autor.

              A conversão de Lewis marcou também sua atuação como um  apologista cristão dos mais apaixonados. Ele tinha entusiasmo verdadeiro por Cristo, sabia que deveria pregar aos necessitados e escrever àqueles que estavam sedentos pelo amor de Deus. Ele escreveu cerca de outros 30 livros com temas relacionados à fé cristã. As pregações que proclamou através da BBC nos anos 40 foram compiladas e se tornaram um livro: “Cristianismo Puro e Simples”. O autor de “As Crônicas de Nárnia”, que foi professor em Cambridge e Oxford, que apreciava charutos e whisky, era sim cristão, e daqueles que continuam a influenciar gerações.
            
            É impactante para minha vida a intensidade com que Lewis viveu, escreveu, ensinou e pregou. Converteu-se depois dos 30 anos de idade e ainda assim foi tão marcante para seu tempo, que seu legado ainda hoje continua vivo e influenciador, como o próprio Lewis escreveu.

“Assim como os ossos secos se batiam e se ajuntavam naquele tenebroso vale de Ezequiel, agora também um teorema filosófico, cerebralmente aquecido, começava a agitar-se e erguer-se, lançando longe o que estava morto e pondo-se de pé para tornar-se presença viva.” C. S. Lewis. (tradução livre)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ANTONIO CARLOS BARRO - VOCÊ RECISA LER...

Por Fabio Chalela


Saudações transeuntes do blog.


Você já leu os artigos, comentários de AC Barro? Idealizador e fundador da Faculdade Teologica Sul Americana (http://www.ftsa.edu.br/) que a anos prepara homens e mulheres para todos os setores da vida tendo como base de ensino o relacionamento e biblía. Acabo de ler um artigo seu sobre nossas "boas" intenções e deixo o link ai para você ler se desejar e segui-lo pois vale muito a pena.

http://coisado.com/505.html


Até breve, enquanto o breve for nosso futuro