...Vida - esperança - espiritualidade - política - missão - amor - crise - educação - liderança - paz - história - oração - medo - crescimento - piedade - ministério - plenitude - teologia - palavra - compaixão - começo - missão integral - criação - escritura - Jesus Cristo - zelo - profundidade - verdade - ensino - religião - mensagem - conhecimento - povo - coração - Deus - reflexão - Espírito Santo - igreja - centralidade - liberdade - cristocentrismo - maturidade - sentimentos -devoção - prática - poder - cristianismo - ação - transformação - redenção - cruz - beleza - alegria - - salvação - graça - proclamação - contentamento - sabedoria - Evangelho - luz - caminho - alvo - sociedade - transformação - cruz - eternidade - messias - esperança...

terça-feira, 15 de março de 2011

TEOLOGIA A PARTIR DA QUADRA DE BASQUETE

Por Fábio de Mattos

 Minha esposa e eu estamos novamente em nossa cidade natal. Santa Rosa, no Rio Grande do Sul não é nenhuma metrópole, porém é uma cidade pólo regional, industrializada e bem movimentada (para uma cidade de 70.000 habitantes). Estamos aqui, pois em abril estaremos de mudança para cá e viemos organizar algumas pendências.

Um dos motivos para esse retorno depois de cerca de cinco anos fora é que vou pastorear uma comunidade cristã. Luciane e eu também vamos nos engajar em um projeto social, que já está em andamento, mas agora vamos conseguir estruturar melhor alguns pontos.

 Essa comunidade surgiu da necessidade de se pastorear e comunicar o Evangelho a jovens que fazem parte dos movimentos de contracultura de Santa Rosa. Aos poucos eles foram juntos vivenciando o cristianismo, até que se decidiu constituir uma comunidade cristã. Boa parte dessa galera nós já conhecíamos, mas outros não.

 Hoje, depois do estudo bíblico que ministrei para cerca de dez pessoas, fomos bater uma bolinha na quadra de basquete em uma das praças do centro da cidade. Foi a segunda vez em uma semana e já percebi que esse ali será um dos meus locais para se fazer teologia por aqui.

Creio que a teologia precisa ser feita a partir do contexto social de cada comunidade local, pois penso que somente assim seremos relevantes às vidas das pessoas. O Evangelho é uma mensagem para a vida, portanto fazer teologia, para mim, é algo extremamente relacionado à prática cristã, e não somente à filosofia.

Quando falo em “fazer teologia”, me refiro a prática teológica a partir de um determinado contexto, como um esforço em oferecer respostas para suas inquietações e conflitos. Ali na quadra de basquete percebo o quanto Deus é simples. Ali na quadra de basquete, consigo sentir, talvez um pouco, o que Paulo Freire quis dizer quando disse: “Eu encontrei a Cristo nas esquinas das favelas!”.

Abração, fiquem com Jesus.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A incrível arte de olhar para fora do problema

A incrível arte de olhar para fora do problema


Saudações traseuntes deste blog.
 
O que me traz aqui é só para falar de um assunto que passa as vezes desapercebido por nós quando estamos olhando de dentro de nossos problemas, de dentro do olho do furacão.

Uns dias atraz eu estava com um problema que para mim não tinha quase nada a ser feito a não ser ficar muito triste e a ponto de chorar.

Liguei então para o Pr. Antonio Carlos Barro, conhecido como AC, e o chamei para conversar. Fomos em uma padaria próximo a casa dele e lá tomamos um refrigerante cada e comecei a minha fala cheia de dor e tristeza e no fundo esperava uma resposta tão emotiva quanto a minha fala, porém ele me surprendeu dizendo logo de cara: se chorar resolvesse seu problema eu iria chorar também. Aquilo me deixou meio sem saber o que fazer e estático sem reação e neste momento ele veio com o antidoto: _Fabio faça assim, assim e assim...

Bom, você deve estar curioso(a) pra saber se funcionou o que ele pediu que eu fizesse né; cinco dias depois eu já não tinha aquele problema e sim a solução toda pronta e foi menos doloros do que eu estava imaginando.

Lembra de Jesus no tanque de Betesda (Jo. 5:1-14) onde o paralítico ficava lá na frente do tanque esperando alguém que o levasse e o colocasse na aguá quando, dentro da crença, um anjo viria e movimentaria as aguás e o primeiro que entrasse seria curado. Jesus quando iniciou um diálogo com este irmão não entrou no centro de seu problema mas preferiu olhar de fora do problema e deu a solução, curou o paralítico sem a necessidade da água do tanque.,

Então me pergunto: _será que estamos olhando a solução onde não tem solução enquanto isto nosso problema toma invergadurar maior do que ele realmente tem?

Será que as vezes nosso problema não está sendo como uma coruja que para assustar quem esta próximo abre suas asas e fica maior do que realmente ela é?

Sim, eu sei que a vida não é facil e que temos grandes problemas nela mas sei também que temos grandes alegrias, motivos de festejar e ter pensamentos que fazem oposição a tristeza e o pesar.

Recentemente fui chamado junto com um grupo de músicos e cantores(as) da minha faculdade para cantar na colação de grau dos formandos de 2010 e entre as pessoas do grupo estava uma jovem chamada Tiemy.

Ela como todos nós sabia que por termos sido chamados em cima da hora (2 dias antes) teriamos um problemão para ensaios e para ter qualidade no evento.

Esta jovem então, trocando email comigo, via cada possíveis problemas que teriamos e me aletava e sempre dava uma saída pro mesmo e assim vi acontecer uma apresentação maravilhosa com o grupo no dia da formatura.

Meu amigo(a) acreditem eu não quero dizer como você deve agir e não quero dizer que descobrir o mapa da mina pra viver sem problemas mas posso te dizer com muito carinho que talvez seu problema só é tão grande por que você está bem no meio dele. Sabe quando os satélites tiram fotos de furacões e aparece um ponto branco bem no meio do espiral do furacão: este ponto pode ser você...

Tente fazer o exercíco de sair de dentro do problema, de não respirar o ar desanimador dele, de pensar nele como sendo apenas mais um desafio que te fará crescer.

Faça uso de suas capacidades criativas e veja o problema de fora e depois de risada quando perceber o quanto ele é pequeno em relação ao tamanho, a invergadura que você dava pra ele antes.

Bom, não preciso dizer que um bom caminho neste exercício é ter bons amigos(as) para conversar, ter o hábito de fazer devocionais e orações, papo sério com o Pai sempre, tudo isto é fundamental já que sozinho tudo fica mais difícil mas com a ajuda certa tudo caminha para uma solução saudável e pratica.

Ore a Deus e peça a sabedoria que vive pelas praças procurando quem a deseje e siga sua construção de vida e amadurecimento para que, muito antes do que possa imaginar, você tenha a certeza que a vida tem muitas coisas boas para te dar além do mundo resumido dos problemas.

Espero ter podido ajudar voce a pensar sobre este tema e assim possamos crescer, evoluir, amadurecer juntos.

Até breve enquanto o breve for nosso futuro...