...Vida - esperança - espiritualidade - política - missão - amor - crise - educação - liderança - paz - história - oração - medo - crescimento - piedade - ministério - plenitude - teologia - palavra - compaixão - começo - missão integral - criação - escritura - Jesus Cristo - zelo - profundidade - verdade - ensino - religião - mensagem - conhecimento - povo - coração - Deus - reflexão - Espírito Santo - igreja - centralidade - liberdade - cristocentrismo - maturidade - sentimentos -devoção - prática - poder - cristianismo - ação - transformação - redenção - cruz - beleza - alegria - - salvação - graça - proclamação - contentamento - sabedoria - Evangelho - luz - caminho - alvo - sociedade - transformação - cruz - eternidade - messias - esperança...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

IMAGINAÇÃO, FANTASIA E A COERENTE ESCATOLOGIA




               Por Fábio de Mattos
 Olá pessoal! Depois de alguns dias entregue aos trabalhos da faculdade, volto a escrever aqui neste nosso espaço aberto. Entre esses trabalhos escrevi um ensaio monográfico sobre escatologia (o estudo das últimas coisas, popularmente conhecido como "o fim dos tempos"). E falando em escatologia, já observaram quantos escatologistas” de plantão temos na nossa igreja brasileira. Eles têm colaborado para que a escatologia predominantemente ensinada para nós seja fruto, em geral, de interpretações fantasiosas das Escrituras.
Parece-me que essas interpretações valorizam mais eventos catastróficos e personagens malignos do que o próprio Cristo. Nossa imaginação nos fez acreditar em "revelações" novelescas, e  o "Deixados Para Trás" fez sucesso. As teses escatologias parecem mais um conjunto de obras de ficção, que dão um olhar literal e fora do contexto histórico a textos como os livros de Daniel e Apocalipse. Essas interpretações equivocadas tiram o Cristo do centro da mensagem escatológica legítima: a consumação do reino de Deus. Mensagem essa que é de redenção para toda a criação.
Em João 3:16 a palavra usada para “mundo” é “cosmos”, ou seja, Deus amou toda a sua criação, por isso deu seu Filho. Cristo veio para remir toda a criação, não somente os seres humanos. Quando tenho isso em mente, meu coração se enche de esperança e não de medo. Uma interpretação equilibrada da escatologia nos trará confiança e esperança na consumação do reinado de Cristo sobre sua criação. A intenção de Deus é restaurar sua criação e não destruí-la.
Cristo é o elemento primordial do estudo escatológico, pois sem o rei não haveria razão para o estabelecimento de um reino. Ele é o alvo, o fim para o qual se dirige a história da humanidade e de toda a criação. Seu reino já está sendo estabelecido, mas ainda não foi consumado de fato. Sua consumação já começou, mas ainda não se concluiu. (Aqui penso ser importante lembrarmos que a igreja em si não é o reino, mas parte dele; a igreja também não é o único instrumento para o estabelecimento do reino, mas um dos instrumentos.)
Com certeza Cristo vem. Talvez não da forma que aprendemos em nossas igrejas de maneira geral, mas sim, Ele vem! Aí percebo o quanto é coerente e verdadeiro o seguinte pilar da reforma protestante...
Solus Christus.

2 comentários:

  1. Então vou dividir parte da introdução do meu trabalho sobre escatologia do seminario, tendo visto a forma coerente com que você escreveu esse artigo.

    Guerras, perseguições, fome e a batalha final entre o bem e o mal, o eminente caos em proporções inimagináveis, a imensa fúria da natureza através de grandes catástrofes naturais, o tão temido ante-Cristo.
    Na grande maioria do imaginário coletivo o livro de apocalipse revela o temido fim do mundo. O final dos tempos interpretado por um grande numero de pessoas no livro de apocalipse já foi e continua sendo alvo de milionárias produções do cinema americano.
    Mas será mesmo que o autor de apocalipse se preocupava em causar pavor entre as pessoas que iriam futuramente ler seus escritos?
    Para se compreender os escritos apocalípticos é necessário o mínimo de compreensão do contexto em que ele foi redigido. Não podemos tratar de forma literal uma intenção de comunicar verdades profundas de forma ricamente simbólica. A igreja durante sua historia utilizou-se de forma deturpada textos fora de seus contextos para causar temor entre os fieis e alimentar interesses institucionais egoístas por meio da opressão.
    Um dos grandes temas da teologia sistemática é a escatologia “o estudo das últimas coisas” que vai tratar os conceitos eschatos e telos nos escritos bíblicos referentes ao alvo da vontade de Deus para sua criação.
    Por muito tempo teólogos tem interpreto apocalipse 20 de forma literal dando ênfase a questões como arrebatamento, anti-Cristo, a grande tribulação e o milênio. A igreja tradicionalmente difundiu na educação cristã uma interpretação literal do milênio dando margens a diversas doutrinas dentro dessa perspectiva, porém a teologia contemporânea tem lutado para que se aja uma melhor compreensão dessa temática e tem se preocupado em dar ênfase à esperança que gera um mover da igreja rumo à transformação da realidade.

    Abraço mano e feliz aniversario
    Guilherme La Serra

    ResponderExcluir
  2. Sobre o futuro o pouco que sei é que desejo q esta data de hj se repita parceiro.
    Feliz aniversário mano.
    Qto ao texto, li e fico orgulhoso de ter manos que escrevem como vc.
    abx

    ResponderExcluir