...Vida - esperança - espiritualidade - política - missão - amor - crise - educação - liderança - paz - história - oração - medo - crescimento - piedade - ministério - plenitude - teologia - palavra - compaixão - começo - missão integral - criação - escritura - Jesus Cristo - zelo - profundidade - verdade - ensino - religião - mensagem - conhecimento - povo - coração - Deus - reflexão - Espírito Santo - igreja - centralidade - liberdade - cristocentrismo - maturidade - sentimentos -devoção - prática - poder - cristianismo - ação - transformação - redenção - cruz - beleza - alegria - - salvação - graça - proclamação - contentamento - sabedoria - Evangelho - luz - caminho - alvo - sociedade - transformação - cruz - eternidade - messias - esperança...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A 3° via é a Cruz


por Fabio Chalela

Olá transeuntes deste blog.
Recentemente ouvi uma mensagem de um pastor presbiteriano  de Nova Iorque que me deixou muito pensativo e muito mais animado com a Bíblia, minhas crenças, o evangélho e o ser humano.
Ele falava do texto do filho pródigo e de como o texto fala pra irmãos mais velho, "filho mais velho" e não apenas pra quem está desgarrado como o pródigo rebento da parabola proposta por Jesus.
É para os crentes mais antigos que ficam irados quando um desgarrado volta e tem mais atenção do pastor já que o "infeliz" desgarrado levou metade da herança e não trouxe nada de volta com ele e o bom pai ainda assim pega parte da herança do mais velho e festeja com o que voltou.
Fala de como crentes antigos acham que por estar sempre na igreja e fazendo a "obra" de Deus tem mais direitos e são melhores.
Fala de como o Pai quando nos resgatou dividiu a herança de seu único Filho para que pudessemos voltar a fazer parte das festas de sua casa.
Fala de mesmo que eu pense que sou bom, o filho mais velho disse ao pai: eu sempre estive aqui, sempre te obedeci, isto não é o que tem peso maior para o Pai e sim a volta para ver a salvação na casa paterna.
Minha bonda de (filho mais veho) e minha maldade (filho mais novo) não mostra que amo mais ou menos o Pai, na verdade o filho bom e o mal demonstram o mesmo desprezo ao pai e apego aos seus bens.
Bom, me senti impulsionado a falar sobre a miserável teologia da prosperidade agora.
Mas, enfim, quem leu entendeu.
O que quero mesmo salientar é que a parabola fala da 3° via, fora dos meus achismo e de minha suposta bondade ou maldade. fala de uma Cruz que agrega gregos e troianos, baianos e goianos, bons e maus, morais e imorais, homossexuais e heteros, ricos e pobres, cultos e incutlos você e eu e nossas divergências.
Vamos pensar mais sobre isto e mandem suas opiniões nos comentários assim podemos crescer juntos.
Até breve, enquanto o breve for nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário