...Vida - esperança - espiritualidade - política - missão - amor - crise - educação - liderança - paz - história - oração - medo - crescimento - piedade - ministério - plenitude - teologia - palavra - compaixão - começo - missão integral - criação - escritura - Jesus Cristo - zelo - profundidade - verdade - ensino - religião - mensagem - conhecimento - povo - coração - Deus - reflexão - Espírito Santo - igreja - centralidade - liberdade - cristocentrismo - maturidade - sentimentos -devoção - prática - poder - cristianismo - ação - transformação - redenção - cruz - beleza - alegria - - salvação - graça - proclamação - contentamento - sabedoria - Evangelho - luz - caminho - alvo - sociedade - transformação - cruz - eternidade - messias - esperança...

terça-feira, 15 de março de 2011

TEOLOGIA A PARTIR DA QUADRA DE BASQUETE

Por Fábio de Mattos

 Minha esposa e eu estamos novamente em nossa cidade natal. Santa Rosa, no Rio Grande do Sul não é nenhuma metrópole, porém é uma cidade pólo regional, industrializada e bem movimentada (para uma cidade de 70.000 habitantes). Estamos aqui, pois em abril estaremos de mudança para cá e viemos organizar algumas pendências.

Um dos motivos para esse retorno depois de cerca de cinco anos fora é que vou pastorear uma comunidade cristã. Luciane e eu também vamos nos engajar em um projeto social, que já está em andamento, mas agora vamos conseguir estruturar melhor alguns pontos.

 Essa comunidade surgiu da necessidade de se pastorear e comunicar o Evangelho a jovens que fazem parte dos movimentos de contracultura de Santa Rosa. Aos poucos eles foram juntos vivenciando o cristianismo, até que se decidiu constituir uma comunidade cristã. Boa parte dessa galera nós já conhecíamos, mas outros não.

 Hoje, depois do estudo bíblico que ministrei para cerca de dez pessoas, fomos bater uma bolinha na quadra de basquete em uma das praças do centro da cidade. Foi a segunda vez em uma semana e já percebi que esse ali será um dos meus locais para se fazer teologia por aqui.

Creio que a teologia precisa ser feita a partir do contexto social de cada comunidade local, pois penso que somente assim seremos relevantes às vidas das pessoas. O Evangelho é uma mensagem para a vida, portanto fazer teologia, para mim, é algo extremamente relacionado à prática cristã, e não somente à filosofia.

Quando falo em “fazer teologia”, me refiro a prática teológica a partir de um determinado contexto, como um esforço em oferecer respostas para suas inquietações e conflitos. Ali na quadra de basquete percebo o quanto Deus é simples. Ali na quadra de basquete, consigo sentir, talvez um pouco, o que Paulo Freire quis dizer quando disse: “Eu encontrei a Cristo nas esquinas das favelas!”.

Abração, fiquem com Jesus.

7 comentários:

  1. bah véio mto booommmm!!
    cara eh isso ai...a teologia num eh só saber da biblia e sim vive-la, senti-la, estar dentro!
    Nós somos a teologia!!
    Que bom q tu ta voltando pra cá!!
    Gloria a Deus por esse projeto!!
    Mto bom, que Deus continue abençoando esse projeto!!!
    Viva a Teologia Pratica!rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Estaremos juntos para realizar este trabalho que certamente está ligado à convivencia, ao amor e ao diálogo com as pessoas que nos cercam e também com aquelas que muitas vezes estão esquecidas. Há muito pela frente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lucas, Márcia e Chalela:
    Valeu pela leitura e comentários.
    Valeu pela parceria na caminhada.
    Abração,
    Fábio de Mattos.

    ResponderExcluir
  4. isso mesmo meu irmão...estamos juntos nessa parada...a diferença ta ai...como vc me disse um dia...se jesus estivesse entre nós ele não estaria dentro de uma igreja ....ele estaria na rua ..resgatando, e amparando...sou um fruto dessa luta....a fonte da força...afonte d vida é o nosso deus...guerreiro de fé...

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus, tamo junto, na pista de sk8, na quadra de basquete, nas ruas nas vilas,,, onde tiver alguem precisando,,,, ali estaremos,.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Gerson e Aldino!
    Realmente, o que me parece é que Jesus priorizava estar com os desamparados, onde eles estivessem.
    A comunhão cristã pode se dar em qualquer lugar. Ela precisa ser vista por aqueles que ainda estão em trevas (drogas, violência, conflitos), por aqueles que precisam saber que há um outro caminho.
    Eu diria que a igreja é o ponto de partida para que a comunhão que temos com Cristo e com os outros chegue às ruas, escolas, universidades, empresas, etc.
    A igreja não é o fim, mas o meio; e ela somos nós.
    Obrigadão pela força e pela dedicação nessa nossa caminhada.
    Abração,
    Fábio de Mattos.

    ResponderExcluir